O lago di Garda faz fronteira com três regiões, Veneto, Lombardia e Trentino-Alto Adige e é o maior e um dos mais belos lagos da Itália. Localizado em um vale de origem tectônica, suas águas são glaciais, provenientes de áreas de degelo. Ele ocupa uma área de cerca de 340 m² e sua profundidade varia de 4 a 346 m, o que o torna perfeitamente navegável.
Ele é um dos principais destinos turísticos para italianos e estrangeiros europeus durantes os meses ensolarados das férias de verão. Suas margens são ponteadas por pequenas e elegantes cidades, tais como Lazise, Bardolino, Garda, Malcesine, Limone, Sirmione e Peschiera.
Sirmione
Limone
Lazise
Bardolino
A enogastronomia gardesana é riquíssima. Dentre os vinhos produzidos na região, o destaque vai para o Bardolino, em todas as suas versões, como o Chiaretto, o Novello ou o Spumante. O principal queijo é o famoso Grana Padano D.O.P. O azeite de oliva extravirgem com classificação D.O.P deve trazer em seu rótulo a indicação geográfica “Garda” e também da zona de produção, como “Orientale”, “Trentino” e ”Bresciano”. Nas regiões montanhosas que circundam o lago nascem cogumelos comestíveis de diversas variedades, incluindo o tartufo bianco e o tartufo nero d’inverno, ambos muito apreciados pelos italianos.
Tartufo bianco e tartufo nero
A “caça” aos tartufos acontece principalmente entre os meses de outubro a março, dependendo da espécie.
Um outro produto regional muito apreciado é o zafferano, ou “oro giallo”, que nós conhecemos como açafrão. O cultivo do açafrão é favorecido pelo tanto pelo microclima como pelas características geológicas da região, que viabilizam sua produção totalmente orgânica, principalmente nas regiões aos pés do monte Baldo ou na parte oriental de Prevalle e Gargnano. Obviamente que o pescado tem lugar de destaque na gastronomia local. São cerca de 40 espécies de peixes, muitas delas exclusivas do lago e outras inseridas pelo homem ao longo do tempo e que se adaptaram às condições locais. Os principais pratos à base de pescados são: “Coregone ai ferri”, um peixe grelhado na brasa; “Risotto con la tinca”, um risoto de arroz Vialone Nano, com refogado de um peixe local (a tinca) e o “Filetti di trota agli agrumi, com filés de truta macerados por 24 horas em suco de limão e azeite. Uma curiosidade, a truta utilizada nesse prato típico é de cativeiro pois a truta originária do lago tornou-se bastante rara.
Risotto con la tinca
Filetti di trota agli agrumi
O lago di Garda pode ser visitado durante a sua permanência em Verona e é um passeio que faz parte de alguns de nossos roteiros exclusivos para a Itália. Viva conosco esta experiência de aguçar nossos cinco sentidos.