Várias cidades italianas tem fontes abastecidas por aquedutos de água potável, o que torna uma cena bem comum ver pessoas bebendo e abastecendo suas garrafinhas. Em Roma, por exemplo, existem cerca de 2.500 fontes de água potável distribuídas pela cidade, 200 delas no centro histórico. Estas fontes começaram a ser implantadas pela primeira Prefeitura de Roma, em 1874, logo após a unificação da Itália, para garantir a população o acesso à água fresca, de qualidade e principalmente gratuita.

Aqueduto de Segóvia em Roma

Quase todas as fontes são iguais, cilíndricas, em ferro fundido e com um cano curvo, apelidado de “nasone” pelos romanos. Fornecem água fresca mesmo em dias de intenso calor de 40 graus. Uma das fontes mais antigas está na “Piazza della Rotonda”, em frente ao “Pantheon”.

Piazza della Rotonda com Pantheon ao fundo

Um segredinho romano, desconhecido pela maioria dos turistas, é a forma correta de beber água nestas fontes. Quase todos tentam acumular água nas mãos em concha ou beber diretamente daquela que jorra pelo cano, mas um observador atento verá que os nasoni têm um pequeno furinho na sua parte superior e quando se fecha o fluxo principal, a água sai por esse furinho, facilitando muito beber sem tomar um banho.

Modelo da bica de ferro do Nasone

Claro que em Roma existem também as fontes grandiosas, verdadeiras obras de arte e que na época de sua construção serviam para distribuir água potável à população e animais. Hoje em dia, muitas não são mais abastecidas por água potável e é preciso ficar atento às orientações. Por exemplo, na belíssima “Fontana di Trevi”, a água não é própria para o consumo.

Fontana di Trevi em Roma

Por outro lado, você pode se abastecer sem susto na “Fontana della Barcaccia” na Piazza di Spagna.

Fonte na Piazza della Spagna

Nossos roteiros incluem visitas guiadas pelas principais cidades visitadas. Nossos guias são profissionais autorizados, de grande conhecimento da história e cultura locais, além de serem fluentes em português e italiano, o que facilita o ato de compartilhar histórias e segredos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.