Séculos de mudanças sociais e políticas determinaram o desenvolvimento de uma culinária rica e diversificada, muito além da visão simplista do “macarrão com molho de carne”. Ao longo de sua história, a cozinha italiana foi influenciada por etruscos, gregos e romanos antigos, bizantinos, árabes e judeus, entre outros. Mudanças importantes também ocorreram a partir da descoberta do “Novo Mundo”, com a introdução de ingredientes como batatas, tomates e pimentões.
Se considerarmos que até a segunda metade do século XIX a Península Itálica estava dividida em vários reinos, que eram Estados independentes, sem unificação de leis, moeda, língua e sistema político, fica mais fácil entender a culinária italiana contemporânea, focada na diversidade. Como resultado, mesmo após a unificação finalizada em 1866, as características regionais foram preservadas e podemos nos deliciar com uma culinária excepcionalmente rica. Observe abaixo as 20 regiões que formam a Itália atual com suas respectivas matéria-primas.
Em nossos roteiros valorizamos a gastronomia. Por esta razão incluímos almoços e jantares típicos de cada região, harmonizados com vinhos locais. Viaje conosco e vivencie essa experiência única!